H) ORIENTAÇÃO A EMPRESA CONCEDENTE OU AGENTE DE INTEGRAÇÃO

 
28- Quais as recomendações iniciais que devemos fornecer às empresas concedentes e agentes de integração nesse processo ? 

Pra comunicações futuras dos próximos candidatos UFBA a estágios, sugiro consultar : https://www.ufba.br/estrutura/unidades_universitarias (clicando encima do nome de cada unidade - terão acesso a Unidade de forma específica). 
Contamos também com o endereço : https://www.ufba.br/conselhos/conselho-universitario
  . Remeto também o contato das Unidades Acadêmicas por Núcleo de Estágio de cada Unidade UFBA.

Pra entender um pouco da dinâmica de Estágio na UFBA : 

Após formalização do Termo de Convênio/Cooperação com a UFBA, sugiro procurar o setor responsável por estágio na UNIDADE ACADÊMICA do curso escolhido. Apartir daí, a empresa concedente ou Agência de Integração pode se direcionar diretamente à Unidade UFBA já que cada Direção goza de autonomia administrativa na Instituição. 
 
Já na formalização de  Termo de Compromisso de Estágio tudo perpassa inicialmente pelo servidor, equipe ou Núcleo de Estágio específico de acordo por cada vaga divulgada. 
São 34 Unidades Acadêmicas no quadro cujas Direções têm autonomia para definir seus procedimentos e a forma como realizam os acompanhamentos dos estágios, tanto obrigatórios quanto não obrigatórios por possuírem conhecimento das especificidadede seu curso e já acompanhar diariamente o discente, inclusive seguindo o seu Projeto Pedagógico.
O servidor e/ou equipe de estágio ou através dos próprios colegiados irão dinamizar toda a formalização dos estágios de seus cursos e seu acompanhamento.

Enquanto empresa ou  Agente de Integração deve-se atentar junto às Unidades Acadêmicas:
* Fornecer Termos de Compromisso de Estágio, Termos Aditivos e demais documentações obedecendo sempre a Lei de Estágio 11788/2008. 
* Observar se as atividades dos estagiários são condizentes com o Plano de Atividades do estágio do curso oferecido. Afinal, o objetivo de desenvolvimento habilidades, modalidades de atuação e formação profissional desses estudantes é responsabilidade de todos os assinantes do Termo de Compromisso de Estágio.
* Todo estágio NÃO deve passar de 2 anos e nem configurar como relação empregatícia.
* Estágio NÃO OBRIGATÓRIO é remunerado.

Caso necessite de algum modelo - a Pró Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFBA criou um espaço para estágio não obrigatório oferecido pra nossos estagiários internos selecionados pela própria UFBA.
Vide: https://proplan.ufba.br/planejamento/bolsa-estagio-nao-obrigatorio. São modelos de Termos de Compromisso, aditivos relativos a estágios não obrigatórios já aceitos pela Instituição.


Enquanto PROGRAD não contamos ainda com um canal exclusivo para divulgação. A divulgação de oportunidades e de vagas e formalização de estágios junto as empresas ficam a encargo das Direções de cada Unidades de Ensino.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C) Termos, Seguro e Formalização do Estágio do discente (TERMOS: CONVÊNIO, COMPROMISSO DE ESTÁGIO E ADITIVO/SEGURO CONTRA ACIDENTES PESSOAIS/FORMALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DO DISCENTE UFBA)

B) Tipos de Estágio

I) EMPRESAS CONCEDENTES E AGENTES DE INTEGRACAO CONVENIADAS DE ESTÁGIO UFBA